Então, prontos para conhecer um pouco sobre Astronomia?

Tão achando que isso é coisa de nerd freak? De gente que não tem muita coisa para fazer? Pensam que isso é coisa de garotos que querem arranjar assunto para conquistar meninas geek?
Olhar as estrelas é muito mais divertido, interessante e útil do que parece à primeira vista. Foi por causa de muita vontade de pesquisar o Espaço que vários avanços tecnológicos foram realizados, e muita coisa que se criou para observar as estrelas acabou sendo usado para coisas importantes aqui na Terra. Antes, a Astronomia se misturava à religião, mas hoje segue o caminho oposto; o da ciência.


De um modo muito clichê, muita gente ainda fica na dúvida sobre a nomenclatura Astronomia e Astrologia. Isso gera uma irritação nervosinha no meio acadêmico, mas não deixa de ser motivo para muitas piadas internas. Então, se você ainda se confunde às vezes, explico rápido; Astrologia é o que todos os astrofísicos e astrofísicas não querem ouvir, pois trata-se do estudo de uma possível influência dos astros na vida da gente. Ou seja, um ramo de estudos muito criticado, pois não tem embasamento teórico-científico suficiente para provar sua genuidade.

Já a Astronomia – ou Astrofísica – é como chamamos o conjunto de conhecimentos sobre os astros presentes no universo. É uma das ciências mais antigas que existem, e tem uma história fantástica, que linka vários assuntos diversos, desde a História Antiga até referências contemporâneas de identidades na internet.

Uma legião de amadores ativos, que observam o céu e compram ou constroem seus próprios instrumentos de observação, colaboram efetivamente junto com os especialistas em pesquisas e descobertas. Essa participação colaborativa, em que astrofísicos e observadores independentes monitoram o céu, marca a Astronomia como um dos maiores exemplos de compartilhamento e reconhecimento democrático dentro de uma área de conhecimento.

CampusParty está propondo atividades relacionadas à observação do céu  direcionadas para os mais diversos níveis de conhecimento astronomicos. É bom destacar que foi possível verificar que eles se preocuparam não em fazer palestras introdutórias ou promover debates entre os iniciados; eles simplesmente trouxeram novidades reais para quem simpatiza com os estudos dos astros, de um modo que essas novidades interessassem desde um simples curioso sobre o assunto até o nerd mais fissurado em construir os próprios telescópios.

email: vanessaguedes13@gmail.com

Desenvolvimento web – NAPEAD – UFRGS – http://www6.ufrgs.br/napead/
Colaboração [Geração Y] – http://minhacarreira.com
Autora – http://garotacocacola.com.br
Colaboração – http://blogueirasfeministas.wordpress.com
Autora – http://vireivegetariana.wordpress.com
Twitter: nessoila

Autor: #GarotasCPBr

A comunidade GarotasCPBr nasceu em meados de setembro do ano de 2010, assim que as transmissões do programa ao vivo Geek Vibrations foram iniciadas, mas só foi oficializada no dia 07/10/2010. Muitas mulheres acompanhavam o programa e iam pela primeira vez à Campus Party, que estava indo para a sua quarta edição. Acompanhando a search do programa no Twitter, começamos a nos conhecer e a nos ajudar, no sentido de tirar as dúvidas sobre o evento. Até que a Veridiana Cantelmo lançou a idéia de criar uma hashtag que nos localizasse! Foi aí que tudo começou. A Elaine Cecília Gatto, também conhecida como Cissa, ajudou a decidir, escolher o nome da hashtag e então muitas mulheres começaram a achar as #GarotasCPBr. A princípio, as mulheres apenas conversavam sobre a campus, se ajudavam e tiravam as dúvidas de quem nunca havia ido. Pra facilitar, foi criado um grupo no google e ele cresceu rapidamente. O grupo de discussão no google não existe mais. Nessa lista, logo lá no começo, surgiu a idéia de criar um blog pra ajudar todas as pessoas, em relação à #CPBr. A partir daí a comunidade começou a ganhar a sua cara. Portanto, no começo, o objetivo foi o de reunir mulheres que já foram, ou que iriam para a #CPBr, de forma que pudessem se ajudar e tirar as dúvidas das novatas. Sem sombra de dúvidas, este continua sendo um dos grandes objetivos da comunidade, entretanto, com o tempo, a comunidade #GarotasCPBr evoluiu, e atualmente é também um hub de comunidades, que acolhe outras comunidades, que acolhe mulheres que trabalhem de forma direta ou indireta ou, que sejam apenas simpatizantes do mundo da tecnologia. Adquirir, trocar e compartilhar conteúdos e experiências se transformou em um dos nossos objetivos. Muitas de nós ministram palestras Brasil e mundo a fora, influenciando outras pessoas também. Você pode fazer a diferença, e a nossa comunidade pode te ajudar com isso! Se você se identifica conosco, então, junte-se a nós. Para entrar na comunidade é muito fácil, basta entrar no nosso grupo do WhatsApp e começar a agitar! Para mais detalhes, entre em contato via email: garotascpbr@gmail.com, ou fale diretamente com a Co-Fundadora em suas redes sociais: @cissagatto.

Deixe um comentário